Haworth Portugal: 100 anos de história

A história da Haworth Portugal começou a ser escrita em 1922. Com raízes numa empresa familiar, hoje pertence à Haworth INC (EUA), um dos maiores grupos mundiais de soluções e mobiliário para escritório.

Evolução histórica

Ao recuarmos 100 anos encontramos o primeiro marco na história da Haworth Portugal. Foi sob o nome sociedade Guilherme Marques, que a empresa nasceu.

Aconteceu na Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, com vista para o Tejo. O local era sobejamente conhecido por uma célebre rocha que lhe deu o nome. A Rocha Conde de Óbidos, que viria posteriormente a ser eliminada no âmbito da evolução da cidade. Só assim foi possível a reconversão paisagista e das redes viárias e pedestres.

Portugal em 1922

Em 1922, Portugal tinha acabado de sair da Monarquia. Um regime político que vigorou entre 1143 e 1910, perto de 800 anos.

Seguiu-se então a Primeira República Portuguesa. As lutas entre Governo e Igreja Católica fazem com que este seja um período de grande instabilidade política e governativa, acompanhado de uma difícil situação económica.

Apesar do seu fracasso, a Primeira República foi fundamental ao dotar Portugal do século XX com um legado duradouro e de valor incalculável. Uma lei civil renovada, a base de uma revolução educacional, o princípio da separação entre Estado e Igreja, o império ultramarino em 1975 e uma forte cultura simbólica (bandeira nacional, hino e a nomeação das ruas). Ainda hoje definem a identidade coletiva dos portugueses.

É por esta altura que se dá a crise internacional de 1920-1922, com reflexos vincados em Portugal. Uma subida considerável da inflação e especulação, resultou num aumento significativo do custo de vida.

Esta época de instabilidade sucede à Primeira Guerra Mundial, que havia sido um período de retoma. A economia portuguesa tinha crescido bastante, em especial com as exportações de vinho, cortiça e sardinha. Houve igualmente um aumento dos gastos com artigos de luxo e importações.

Foi ainda em 1922 que Sacadura Cabral e Gago Coutinho realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. A viagem de ligou Lisboa ao Rio de Janeiro foi especialmente importante no teste de aparelhos de navegação que marcaram a história da aviação.

A Cultura também tem dois marcos extremamente importantes neste ano. São inaugurados os teatros Maria Vitória e Parque Mayer.

O papel de Ernesto Mendonça

Este é um nome incontornável na história da Haworth Portugal. A visão de Ernesto Mendonça foi determinante para a evolução da empresa para a criação de móveis.

Oriundo de uma família abastada e de vasta formação académica, Ernesto Mendonça tinha um fascínio por viajar. Foi numa dessas viagens a Inglaterra que encontrou a inspiração em ideias para a criação de móveis. Um negócio que decidiu começar em Portugal, em sociedade com Guilherme Marques.

Foi com este rumo que liderou a expansão a empresa ao longo do tempo. Um negócio que se prolongou no seio familiar.

Ernesto Mendonça teve 3 filhos. Pedro Mendonça, Margarida Roquete (casada com José Roquete) e Isabel Correa Mendes (casada com Carlos Correa Mendes).

Pedro Mendonça e Carlos Correa Mendes como administradores e, José Roquete, como administrador não executivo, acabaram por assumir a administração da empresa. Acompanharam a fase da então denominada EMA – Empresa de Metalurgia Artística Limitada e a evolução para sociedade anónima, sob o nome de SELDEX.

O painel só sofreu novas alterações após a fusão da Seldex com a Cortal. Pedro Mendonça e Paulo Fernandes passaram a ser os administradores. Assim continuou até à aquisição do grupo Cortal-Seldex pela Haworth Inc.

Foco no Mobiliário de Escritório

A necessidade de expansão na década de 50 levou a uma mudança da Conde Barão para a zona industrial de Venda Nova, na Amadora.

Em 1961 regista-se a inauguração das instalações dos serviços comerciais, em edifício próprio, na Avenida da Liberdade. Três anos depois, nasce a SELDEX – Sociedade de Equipamentos de Escritório. Nesta altura, a empresa conta já com 300 funcionários.

Foi também neste ano, em 1964, que foram inauguradas as atuais instalações fabris e administrativas, em Queluz de Baixo. Iniciou-se a produção de cadeiras, secretárias, armários e ficheiros e cartonagem (consumíveis de escritório).

Nos anos seguintes foram abertas Delegações comerciais no Porto, Braga, Leiria, Setúbal e Faro. Esta base dinamizou a vasta rede de distribuidores que existe em todo o país.

Em 1984 é inaugurada a Euroseel. A criação da fábrica de cadeiras marca a produção de diversas linhas de cadeiras da prestigiada marca ‘COMFORTO’, de patente alemã. A fábrica estava localizada na Arruda dos Vinhos.

Inserida numa estratégia de aumento vendas no mercado externo, nasce a Euroseel Ibéria SA em Madrid. Foi em 1986 e marcou a comercialização dos produtos do grupo em Espanha.

Estas movimentações comerciais evidenciaram a Seldex com uma reconhecida marca no mercado nacional e internacional. Líder no ramo em Portugal, a atividade foi sempre pautada por princípios rigorosos de qualidade, inovação e design.

Paralelamente, o investimento na formação das pessoas e modernização de equipamentos personalizaram o ADN da Seldex.

Fusão com a pioneira Cortal

A adesão de Portugal à CEE (União Europeia) marca o contexto económico da época. É nesta adaptação aos desafios inerentes ao alargamento do espaço económico, que a Seldex se associa à Cortal, SA. Foi em 1989. Nasce o grupo CORTAL-SELDEX.

A Cortal inicia atividade em 1966. Foi pioneira em Portugal no mobiliário modular, com a introdução do primeiro sistema integrado para escritórios.

Com um crescimento sustentado, a operação da Cortal baseia-se na satisfação total dos seus clientes e no desenvolvimento de novos produtos. Uma visão vanguardista suportada em equipamentos modernos, flexíveis e personalizados, focada em soluções práticas e funcionais na otimização de espaços de trabalho. Uma doutrina que viria a ser importante na empresa.

As linhas de mobiliário, secretárias e blocos, representam a maior oferta de produtos da Cortal.

Em 1989
realiza-se outra importante operação. É adquirida a maioria do capital social da Isomobel, SA. A organização comercial espanhola estava implantada em cinco das principais regiões do mercado do país vizinho: Madrid, Barcelona, Sevilha, Bilbao e Valencia.

Esta ação permitiu um desenvolvimento sustentado das vendas do grupo em Espanha, abrindo as portas para uma expansão no mercado Europeu.

A necessidade de utilização das novas tecnologias no escritório moderno, em especial o computador, está na origem da Linha '7000 Terminal’, sob licença da conceituada marca suíça LISTA.

Segue-se a Linha Office System. Foi em 1991. Foi inteiramente concebida pelo Gabinete de Estudos e Projetos.

A associação do grupo CORTAL-SELDEX com o grupo Haworth, um dos maiores fabricantes de Mobiliário de Escritório dos Estados Unidos e do mundo, acontece em 1993.

A empresa integra a Haworth Europe, que já conta com fábricas em Itália (Castelli e COM), em França (Ordo e Mobilier), na Alemanha e Suíça (Comforto) e uma delegação em Inglaterra.

É já sob o novo desígnio a empresa que a empresa inicia a produção da mais avançada Linha de Mobiliário ‘3 D’. Com tecnologia avançada e pessoal especializado, atestados por Certificações ISSO-9001 e Tüv-GS, a empresa produz mobiliário da mais alta qualidade. A associação do metal à madeira, ou apenas madeira, está na base desta produção de cadeiras. A produto final ultrapassa a exigência das normais internacionais respeitantes a qualidade e ergonomia.

A Haworth Portugal . Haworth Portugal

As instalações fabris e administrativas da Haworth Portugal ocupam atualmente uma área de mais de 40.000 m2. A empresa dispõe de duas unidades fabris, uma em Queluz e outra em Águeda. A Haworth Portugal possui ainda 3 showrooms ativos: em Queluz, Águeda e Porto.

A evolução de empresa familiar até à integração num dos maiores fabricantes e distribuidores de mobiliário de escritório formou-se numa visão de futuro. A empresa teve uma preocupação constante em adaptar-se às necessidades emergentes do mercado, com a implementação constante de novas metodologias. Estas permitiram sempre encontrar soluções integradas focada no binómio custo/qualidade.

A empresa foi pioneira, tendo sido a primeira do sector a atingir metas importantes, tais como:
• Obter a certificação do Instituto Português da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001 (a mais exigente na altura).
• Implementar o sistema JIT (just in time), muito avançado para a altura neste sector.
• Introduzir nas linhas de produção máquinas de comando alfanumérico e robotização.
• Selecionar fornecedores que garantissem a qualidade das matérias-primas e produtos utilizados nas linhas de produção.
• Projetar em CAD soluções adequadas à evolução tecnológica dos escritórios, segundo as regras da ergonomia e de acordo com um design que proporcionasse ao utilizador um agradável bem-estar no desempenho das suas funções, a preços altamente competitivos.

Os produtos da Haworth são o reflexo da grande experiência adquirida através de outras empresas espalhadas pelo mundo. Esta permite exportar linhas de mobiliário com as características e qualidade requeridas pelos mais exigentes mercados internacionais. No mercado nacional disponibiliza igualmente produtos de excelente qualidade e design.

A atitude Qualidade Total, um contacto mais personalizado e um comportamento pós-venda mais efetivo orientaram o foco para o aumento da experiência e satisfação do cliente até aos dias de hoje.


E a história continuará a ser escrita por todos nós para o futuro!